“Quem se transforma, transforma o mundo.” – Dalai Lama
“Opte por aquilo que faz o seu coração vibrar…
Apesar de todas as consequências.” – Osho
O Reiki é uma técnica de tratamento com base no toque das mãos, tendo como ponto de partida a ideia de uma força vital vinda do Universo. Os praticantes de Reiki acreditam que é possível ter acesso a essa energia e usá-la para tratar a mente, o corpo e o espírito, e assim poder canalizar energia suficiente. O conceito da força vital tem sido reconhecido por muitas culturas desde há milhares de anos, usando conceitos idênticos em muitas outras terapias alternativas, tais como:
A acupuntura, shiatsu ou em práticas físicas e espirituais como o Tai Chi e o Yoga. Na China, essa força vital é designada de Chi, no Hinduísmo tem o nome de Prana, e no antigo Egito era conhecida por Ka. As crenças e as práticas de Reiki imergiram no Japão, no séc. XIX e foram levadas daí até ao Havai, para a Califórnia e para o mundo Ocidental, em geral. A própria palavra forma-se a partir de Rei, que significa “Universal” e de Ki, com o significado “força vital”.
O corpo de um ser humano ou de um animal irradia calor e energia, sendo esse elemento da vida ou vital. Esta energia tem tantas designações quantas as culturas existentes. Por exemplo, os Russos chamam-lhe energia Bioplasmática, os hunos da Polinésia chamam-lhe Mana, os Índios Iroqueses Americanos chamam-lhe Orenda, na Índia chame-lhe Prana, nos Países Islâmicos designam-na por Baraka e por Chi na China.
No Japão, a esta energia dá-se o nome de Ki, e é essa em conjunto com a palavra Rei, que designa a Energia Universal, forma a designação Reiki. Podemos assim, tentar definir de uma forma mais prática, como um método que permite a qualquer ser vivo despertar dentro de si, e ligar-se à Energia Universal (Rei) para poder harmonizar a sua própria força vital (Ki) assim como a de qualquer outra pessoa.
O Ki é uma energia que o corpo de qualquer ser vivo produz, proveniente de diversas fontes como o ar, a água, os alimentos e o sol, estando o seu estado de saúde dependente do maior ou menor grau de harmonia e fluidez desse elemento. Estados de desarmonia física, mental, espiritual ou emocional levam a que a passagem do Ki seja obstruída em determinados locais do nosso corpo, e então, os reflexos ao nível físico dão-se sob a forma daquilo que normalmente designamos de doenças.
Quando o Ki deixa o organismo, a vida termina. O equilíbrio da nossa energia, é assim essencial para que o organismo tenha um funcionamento perfeito, pois, está constantemente a ser desequilibrado com angústias, depressões, pensamentos e atitudes negativas, alimentação incorreta, preocupações excessivas, falta de autoconfiança, de amor-próprio, entre muitos outros fatores. A nossa energia Ki desgastada pode então ser harmonizada através da energia Rei, promovendo o equilíbrio, o aperfeiçoamento e a melhoria da qualidade de vida em todos os níveis do nosso ser.